
EDITAL PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE ALUNOS ESTRANGEIROS PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO AGRÁRIO DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário (PPGDA) – nível: Mestrado – da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, torna público que estão abertas as inscrições para candidatos estrangeiros e brasileira/o com residência permanente no exterior para o Programa de Mestrado em Direito Agrário e nas seguintes Linhas de pesquisa:
EDITAL Nº 01/2019
EDITAL PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO AGRÁRIO DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
CURSO DE MESTRADO PARA ESTRANGEIROS E BRASILEIRAS(OS) RESIDENTES PERMANENTES NO EXTERIOR
- INFORMAÇÕES GERAIS
1.1 A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário (PPGDA) – nível: Mestrado – da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, torna público que estão abertas as inscrições para candidatos estrangeiros e brasileira/o com residência permanente no exterior para o Programa de Mestrado em Direito Agrário e nas seguintes Linhas de pesquisa:
Linha 01. Fundamentos e Institutos Jurídicos da Propriedade e da Posse.
Linha 02. Direito Agroalimentar, territórios e desenvolvimento.
1.2 O programa visa à preparação de profissionais especializados, à formação de pesquisadores e de docentes ao magistério superior, de modo a atender às necessidades do desenvolvimento regional, nacional e internacional. O tempo de conclusão do curso de Mestrado é de 24 meses. No final do programa, será outorgado o título de Mestre em Direito Agrário
- DA ELEGIBILIDADE
Parágrafo único: O presente edital destina-se exclusivamente para candidatos(as) de nacionalidade estrangeira, residente fora do Brasil e de candidatos(as) brasileiros(as) com residência permanente no exterior
- DA INSCRIÇÃO
As inscrições deverão ser realizadas no período de 06/02/2019 a 14/02/2019, de 2ª feira a 6ª feira, no horário de 8:00 às 12:00, pelo e-mail ps.ppgda.ufg@gmail.com. As inscrições também poderão ser realizadas pessoalmente na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, localizada na Praça Universitária, s/nº, Setor Leste Universitário, Goiânia-Goiás, ou pelo Correio, via Sedex, com data e horário de postagem dentro do período de inscrição.
Os candidatos que enviarem a inscrição pelo correio, via sedex, devem, obrigatoriamente, digitalizar a ficha de inscrição e o comprovante de postagem e enviar até a data e hora do encerramento das inscrições para o seguinte endereço eletrônico: ps.ppgda.ufg@gmail.com
3.1 PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO
3.1.1 No ato de inscrição serão exigidos os seguintes documentos:
- Ficha de inscrição e declaração de interesse por bolsa de estudos constantes como Anexos I e II deste Edital, devidamente preenchidas e assinadas;
- Carta de aceite do(a) orientador(a)
- Cópia da Carteira de Identidade ou do Passaporte e título de residência permanente no exterior para brasileiros(as);
- Comprovante de endereço;
- Cópia do Diploma de Graduação em Direito ou comprovante de que concluirá o Curso de Graduação em Direito até 31 de março de 2019.
- Cópia do Histórico Escolar da Graduação em Direito ou documentos equivalentes.
- 01 Fotografia 3x4 recente;
- Currículo Vitae atualizado e devidamente comprovado com cópias da documentação comprobatória (Solicita-se preferencialmente o modelo Lattes, disponível em http://lattes.cnpq.br/)
- Plano de pesquisa em formato word. O Plano poderá conter até 15 páginas numeradas (fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5), redigido conforme normas da ABNT aplicáveis, e deverá ser aderente à área de concentração do programa, à linha de pesquisa escolhida e ao projeto do(a) professor(a) indicado para a orientação. O Plano deverá conter obrigatoriamente os seguintes itens, sob pena de não ser analisado:
- Tema;
- Escolha da linha de pesquisa e do projeto de pesquisa do docente do PPGDA ao qual se vinculará o plano de pesquisa do(a)candidato(a), a ser colocada na capa do plano de pesquisa;
- Caracterização do problema jurídico;
- Justificativa (relevância do assunto);
- Objetivos e Hipótese(s) de trabalho;
- Referencial teórico;
- Metodologia;
- Revisão preliminar de bibliografia;
- Bibliografia consultada e de pesquisa;
- Os candidatos deverão obrigatoriamente enviar uma cópia do plano de pesquisa em formato Word, para o seguinte endereço eletrônico: ppgda.ufg@gmail.com, no dia da realização da inscrição, com a informação PLANO DE PESQUISA acompanhada do nome completo, no campo assunto.
3.1.2 A qualquer tempo o candidato poderá ser excluído do processo seletivo, caso seja verificada qualquer falsidade nas declarações oferecidas ou irregularidades nos documentos apresentados.
3.1.3 Será indeferida a inscrição cuja documentação esteja incompleta ou em desacordo com o previsto neste edital.
3.1.4 É vedada a inscrição extemporânea.
- A SELEÇÃO
4.1. O processo seletivo será realizado pela Comissão de Seleção composta por membros docentes da Coordenadoria do PPGDA.
4.2. A divulgação dessas informações poderá ser obtida junto à Secretaria do Programa e no site https://mestrado.direito.ufg.br/
4.3. Serão disponibilizadas 2 (duas) vagas para ingresso no 1º semestre de 2019, não havendo obrigatoriedade de preenchimento de sua totalidade, a serem preenchidas atendendo à média final obtida nos termos a seguir especificados.
4.4. O processo seletivo ocorrerá em três etapas conforme segue:
- a) Carta de aceite de orientador (ver lista no anexo III)
Na inscrição, os candidatos deverão apresentar carta de aceite de orientação emitida por professor credenciado no PPGDA.
- b) Avaliação do Projeto de Pesquisa (APP)
Na inscrição, deverá ser entregue o projeto de pesquisa a ser desenvolvido pelo candidato. Será desclassificado o candidato que obtiver nota inferior a 7,0 (sete).
- c) Avaliação de Curriculum Vitae (ACV)
Na inscrição, os alunos deverão entregar o curriculum vitae. Os currículos serão avaliados e
valorados de acordo com a pontuação cujos critérios estão disponíveis no Anexo IV do presente edital. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). A conversão dos pontos dos demais currículos será calculada por meio de regra de três simples.
4.5. A Média Final (MF) dos candidatos consiste na média ponderada das notas obtidas nas etapas supracitadas sendo que a AVP terá peso 5 (cinco) e a ACV terá peso 5,0 (cinco). Para o cálculo da média final (MF) a seguinte formula será aplicada:
MF = (5xAVP) + (5xACV) 10
4.6. Em caso de empate prevalecerá a maior nota do Curriculum Vitae.
4.7. O resultado final do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Direito A grário seráhomologado pela Coordenadoria e divulgado no site do PPGDA (https://mestrado.direito.ufg.br/).
4.8. A análise da documentação bem como a avaliação dos projetos de pesquisa e dos currículos dos candidatos será realizada pela Comissão de Seleção no dia 15/02/2019.
4.9. A relação final dos aprovados será divulgada a partir das 18:00 horas do dia 15/02/2019, seguindo a classificação pela ordem de pontuação pelos critérios estabelecidos no presente edital. A divulgação será publicada no site https://mestrado.direito.ufg.br/).
4.10.. O prazo de recurso ao processo de seleção será de 02 (dois) dias úteis, a partir do dia de divulgação do resultado final.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
5.1 A inscrição do candidato implicará na aceitação das normas para este processo seletivo contidas nos comunicados e neste edital.
5.2. Não há comprometimento do Programa quanto à concessão de bolsas de estudo para os candidatos selecionados.
5.3. As duas vagas ofertadas neste edital serão preenchidas seguindo a ordem de classificação dos candidatos e não há obrigatoriedade de atendimento de candidatos aprovados que excederem ao número máximo de vagas disponibilizadas.
5.4. Acarretará a eliminação do candidato do processo seletivo, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla quaisquer das normas definidas neste edital ou nos comunicados, bem como o tratamento incorreto e/ou descortês a qualquer pessoa envolvida neste processo seletivo.
5.5. As despesas decorrentes da participação em todos os procedimentos do processo seletivo de que trata este edital correm por conta do candidato.
5.6. O candidato deverá manter atualizado o seu endereço na Secretaria do PPGDA, enquanto estiver participando do processo de seleção;
5.7. Os candidatos não aprovados deverão providenciar a retirada de seus documentos, na Secretaria do PPGDA 30 dias após a divulgação dos resultados. Findo este prazo, os documentos serão triturados e enviados à reciclagem.
5.8. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Coordenadoria do PPGDA/UFG.
5.9. Os candidatos interessados em participar do processo seletivo deverão entrar em contato com um dos orientadores constantes no edital, via endereço eletrônico do orientador (e-mail a são disponíveis no site do PPGDA) e com cópia à Coordenação do PPGDA (ps.ppgda.ufg@gmail.com), para solicitarem a carta de aceite do orientador e elaborarem o projeto de pesquisa em consonância com as orientações do orientador pretendido.
5.10. As matrículas dos candidatos aprovados serão realizadas no mês de março de 2019, para o qual os candidatos deverão estar presentes para efetivar a matrícula e iniciar as atividades da pós-graduação.
5.11. As despesas de viagem ao Brasil e os custos iniciais com documentos, hospedagem e alimentação serão por conta do candidato.
5.12. Dúvidas e esclarecimentos poderão ser solicitadas à Coordenação do PPGDA através do e-mail ps.ppgda.ufg@gmail.com @gmail.com
Goiânia, 06 de fevereiro de 2019.
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Dra. Maria Cristina Vidotte Blanco Tárrega
Coordenadora do PPGDA
Faculdade de Direito /Universidade Federal de Goiás
(Original assinado)
Categorias: SELEÇÃO
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