Procedimento para requerer bancas de defesa
BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO
Para requerer banca de defesa o orientando e discente deverão atender a todas as exigências da Resolução 003/2020, e além disso, realizar obrigatoriamente os passos a seguir, tanto no sistema SIGAA quanto no SEI , conforme exigido pela PRPG e também no IThenticate.
1) No sistema IThenticate (Orientador e Discente)
- Criar a conta no Ithenticate - Tutorial
- Solicitar a análise do trabalho de seu orientando(a) no sistema Ithenticate, encaminhando o trabalho do orientando(a) por e-mail à secretaria do PPGDA.
- Acessar a ferramenta e interpretar o relatório de análise de similaridade da dissertação ou tese, gerada pela ferramenta, após o upload do arquivo realizado pelo PPG. (Tutorial)
- Redigir e encaminhar um breve parecer sobre a análise de similaridade do trabalho para o Programa justificando a razão da porcentagem similar.
- Solicitar ao orientando(a) uma nova cópia do trabalho com as adequações.
O discente só será matriculado em defesa de dissertação após o envio do parecer do professor orientador sobre as similaridades do trabalho.
Além disso, o discente precisar ter cumprido os 19 créditos de disciplinas, o estágio docência obrigatório e a comprovação das atividades complementares.
ATENÇÃO: SÃO MEMBROS INTERNOS DO PPGDA OS PROFESSORES PERMANENTES, COLABORADORES E VOLUNTÁRIOS
2) No sistema SEI (Orientador)
- O professor orientador deverá requerer no sistema SEI, conforme tutorial a seguir, a nomeação da banca de defesa. O documento deverá ser assinado pelo professor orientador e pelo discente.
https://www.prpg.ufg.br/up/7/o/Passo_01.pdf
- Caso algum membro da banca (participante externo), não possua cadastro no SEI, deverá realizá-lo conforme tutorial a seguir.
https://www.prpg.ufg.br/up/7/o/Passos_05_e_06.pdf
A SOLICITAÇÃO DE CADASTRO COMO USUÁRIO EXTERNO DO SEI/UFG PRECISA SER FEITA COM A MAIOR ANTECEDÊNCIA POSSÍVEL, DE MODO A ESTAR APROVADA NA DATA DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO. A EVENTUAL IMPOSSIBILIDADE DE ASSINATURA DO MEMBRO EXTERNO NA DATA DO EXAME PRECISARIA SER JUSTIFICADA NO PROCESSO.
ATENÇÃO! A ata de defesa será gerada pela secretaria neste processo de nomeação de banca, criado pelo professor orientador, e deverá ser assinada por toda a banca, na data da defesa, conforme tutorial a seguir:
https://prpg.ufg.br/up/7/o/Passo_08.pdf
Caso a banca perceba algum erro no corpo do texto da ata, é possível alterá-la antes da assinatura dos membros, através do botão editar conteúdo
ATENÇÃO: NA EVENTUAL IMPOSSIBILIDADE DE ASSINATURA DE ALGUM DOS MEMBROS DA BANCA NA DATA DO EXAME, CABERÁ AO ORIENTADOR FORMALIZAR A JUSTIFICATIVA DA NÃO ASSINATURA NO PROCESSO.
Após realizada a matrícula no sistema pela Coordenação do PPGDA o discente deverá:
- Solicitar ao Professor Orientador o cadastro da banca de defesa no SIGAA, Portal do Docente, conforme imagem abaixo.
ATENÇÃO!!!
Apos o cadastro da banca pelo Professor orientador o discente deverá enviar e-mail para o Programa contendo:
- exemplar em arquivo word do trabalho;
- informação que realizou o cadastro da banca no SIGAA
- nome do Professor suplente da banca.