SEMINÁRIO: Pesquisas no campo do Direito Agrário. Novas abordagens, novos objetos, novos métodos

A pesquisa em direito agrário. Pesquisa no campo da teoria do direito agrário. O agrarismo dogmático e os avanços das pesquisas teóricas. A nova agrariedade e a pesquisa com as novas subjetividades e territorialidades. Pesquisas interdisciplinares em direito agrário- diálogos com a antropologia e com a geografia. Pesquisa historiográfica e documental- utilização dos bancos de documentos institucionais (diálogos institucionais com a Comissão Pastoral da Terra, com o Conselho Missionário Indigenista, com a Fundação Palmares, com o Instituto Nacional de Reforma Agrária e outras fontes de documentação).Pesquisas empíricas. A relação da pesquisa com os projetos de extensão no âmbito do Programa de Pós Graduação em Direito Agrário da UFG.

ABRAMOVAY, Ricardo. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. São Paulo: Editora Hucitec; Campinas: Editora Unicamp, 1998.

ANGOC POLICY DISCUSSION PAPER.Asian NGO Perspectives on Agrarian Reform & Access to Land.Published by the Asian NGO Coalition for Agrarian Reform and Rural Development (ANGOC), 2005.

AMIN, Samir; VERGOPOULOS, Kostas. A questão agrária e o capitalismo.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

BLOCH, Marc. A revolução agrícola e a Revolução. In: __. A terra e os seus homens: a agricultura e vida rural nos séculos XVII e XVIII. Bauru: EDUSC, 2001.BECKER, H.. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais, Editora Hucitec, São Paulo,1997.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Trad. de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

____. A força do direito. Elementos para uma sociologia do campo jurídico. In: BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Difel, 1989. p. 209-255.

______. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Edusp, 1992.

____. Campo intelectual e projeto criador. In: ______. Problemas do estruturalismo. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968.

CARTA da Transdiciplinaridade. Convento de Arrábida, 6 de novembro de 1994. Comitê de Redação: Lima de Freitas, Edgar Morin e Basarab Nicolescu. Disponível em: <http://forumeja.org.br/df/files/carta.trans_.pdf.

CHENAUT, V.; SIERRA, T. Los debates recientes y actuales en la Antropología Jurídica: Las corrientes anglosajonas. In: Antología Grandes Temas de la Antropología Jurídica (p. 27-58). México: RELAJU, 2006.

D’AMBROSIO, U.. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 2001.

ECHEVERRÍA, Javier. Interdisciplinariedad y convergencia tecnocientífica nano-bio-info-cogno. Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n. 22, p. 22-53, jul./dez. 2009.

FALS-BORDA, Orlando. Conducta política como reflejo de lo agrário. In: Una sociología sentipensante para América Latina. Bogotá: Siglo del Hombre Editores CLACSO, 2009. http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20160308050303/03conducta.pdf. Acesso em 26 de julho de 2019.

GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 5. ed. São Paulo: Cortez,1987.

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós coloniais; transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 80, p. 115-147, mar. 2008.

HOKHEIMER, M. Teoria tradicional e teoria crítica. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

JOHNSON, R. B. ; ONWUEGBUZIE, A. J. Mixed methods research: A research paradigm whose time has come. Educational Researcher, 33(7), 14-26.2004.

KONDER, Leandro. O que é dialética. 25. ed. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1993.

LARENZ, K. Metodologia da ciência do direito. Trad. José Lamego. Lisboa, F.Calouste Gulbenkian, 1997.

MACHADO, M. R. (Org.). Pesquisar empiricamente o direito.São Paulo: Rede de Estudos Empíricos em Direito, 2017.

MALINOWSKI, B.Objetivo, método e alcance desta pesquisa. In: ZALUAR,A. (org.). Desvendando Máscaras Sociais (p. 39-62). Rio de Janeiro: Livraria Francisco.1980

MALINOWSKI, B. Um diário no sentido estrito do termo. Rio de Janeiro;São Paulo: Editora Record, 1997.

MARTINEZ MIGUELEZ, M.. Validez y confiabilidad en la metodología cualitativa. Paradigma. , 27(2), pp. 07-33. 2006.

VIAL, Sandra Regina Martini; BARRETO, Ricardo Menna. Transdisciplinaridade, complexidade e pluralidade maquinímica: aportes para pensar o ciberdireito. Sequência, n. 63, p. 159-184, dez.
2011.

VILAR, Sergio. La nueva racionalidad: comprender la complejidad con métodos transdisciplinarios. Barcelona: Kairós, 1997.