SEMINÁRIO: Constitucionalismos Contemporâneos – Novas Abordagens, Novas Formas De Justiça Agrária E Sociojusdiversidade

Crédito: 2

1- A questão agrária no constitucionalismo contemporâneo.
2-O Constitucionalismo democrático na América Latina e o ampliar da participação política dos cidadãos.
3-Novos sujeitos e novas perspectivas do constitucionalismo contemporâneo- O revisitar constitucional.
4-A ampliação dos direitos dos povos e comunidades agrícolas nas recentes constituições - conexões e desafios.
5-Sociojusdiversidade – sujeitos, propostas e limites.
6- Modelos de justiça agrária e agroambiental na organização constitucional.

AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. Trad. Iraci D. Poleti. São Paulo: Boitempo, 2004.

ALEXY, Robert. Teoría de los derechos fundamentales. Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1997.

ARENDT, Hannah. O que é política. Trad. Reinaldo Guarany. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

AVRITZER, Leonardo, et allii, O Constitucionalismo Democrático Latino Americano em Debate. Belo Horizonte. Autêntica. 2018. BARTOLOMÉ CLAVERO, Salvador. Tribunal Constitucional no Estado Plurinacional. O desafio constituinte da Bolivia. REVISTA DA FACULDADE DE DIREITO DA UFG, VOL. 39, NO. 2, 13- 41. Disponível em https://blook.pt/publications/publication/41c5aa051c7c/ 2015.

______Derecho Global. Madrid Trotta, 2014.

______Tratados con Otros Pueblos y Derechos de Otras Gentes en la Constitución de Estados Por América. Madrid. Centro de Estudios Políticos y Constitucionales. 2005.

BOFF, Leonardo. Conflitos no campo, suas causas e possíveis saídas. Cadernos de Conflitos no Campo Brasil 2016. CPT Nacional – Brasil, p. 26-31, 2017.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989.BARCELLOS, Ana Paula de. A eficácia jurídica dos princípios constitucionais: o princípio da dignidade da pessoa humana. 2 ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2008.

BINENBOJM, Gustavo. A nova jurisdição constitucional brasileira: legitimidade democrática e instrumentos de realização. 2 ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2004.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. São Paulo: Campus, 1992.

CARBONELL, Miguel (Org.). Neoconstitucionalismo. Madrid: Trotta, 2003.

CITTADINO, Gisele. Pluralismo, direito e justiça distributiva: elementos da filosofia constitucional contemporânea. 3 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2004.

DWORKIN, Ronald. Taking rights seriously. Cambridge: Harvard University Press, 1997.

FAORO, Raymundo. Os donos do poder. Rio de Janeiro: Globo, 2000.

HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Trad. Flávio Siebeneichler. 2 ed. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 2003.

JUBILUT, Liliana Lyra; REI, Fernando Cardozo Fernandes; GARCEZ, Gabriela Soldano.(Org.). Direitos Humanos e Meio Ambiente: minorias ambientais. São Paulo: Manole, 2017.

LOEWENSTEIN, Karl. Teoría de la Constitución. Barcelona: Ariel, 1986.

MARQUES NETO, Agostinho Ramalho. Direito e neoliberalismo: elementos para uma leitura interdisciplinar. Curitiba: EDIBEJ, 1996.

MÜLLER, Friedrich. Quem é o povo? - A questão fundamental da democracia. Trad. Peter Naumann. 3 ed. São Paulo: Max Limonad, 2003.

NEGRI, Antonio. O poder constituinte: ensaio sobre as alternativas da modernidade. Trad. Adriano Pilatti. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Porto: Afrontamento, 2004.

STRECK, Lenio Luiz. Jurisdição constitucional e hermenêutica. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2002.

STRECK, Lênio Luiz; OLIVEIRA, Fábio Côrrea Souza. Reflexões Sobre o Novo Constitucionalismo Latino-Americano. In: Direitos e Democracia no Novo Constitucionalismo Latino-Americano. Belo Horizonte: Arraes Editores, 2016.

TÁRREGA, Maria Cristina Vidotte Blanco. Inconstitucionalidade do Marco Temporal como Referência Histórica para a Constituição do Direito Quilombola. In: Os Direitos Territoriais Quilombola Além do  arco Temporal. Antônio Carlos Wolkmer et al (orgs.). Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2016, p. 85-104.

VAL, Eduardo Manuel; BELLO, Enzo (orgs.). O pensamento pós e descolonial no novo constitucionalismo latino-americano. Caxias do Sul: EDUCS, 2014

WOLKMER, Antônio Carlos; FAGUNDES, Lucas Machado. Tendência Contemporâneas do Constitucionalismo latino-americano: Estado Plurinacional e pluralismo jurídico. Pensar, Fortaleza, v. 16, n. 2, p. 371-408, jul./dez. 2011.

______. Introdução ao Pensamento Jurídico Crítico. 2ª ed. São Paulo: Editora Acadêmica, 1995.