TERRA, TERRITÓRIO E TERRITORIALIDADE ENTRE POVOS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS

Permitir ao mestrando uma apropriação critica dos principais conceitos que permeiam a problemática; Terra, Território e Territorialidade entre Povos Indígenas e Quilombolas? Noções de Cultura, Etnocentrismo e Relativismo Cultural, Multiculturalismo e Interculturalidade; Direitos Étnicos e Cidadania; Politicas Étnicas, Cidadania e Reconhecimento; Politicas Públicas e Direitas Culturais; Terra, Territórios e Povos Indígenas. Terra, Território e Povos Quilombolas. Territorialidade e Saber Local em perspectiva comparada. Merecerá especial atenção conflitos agrários e especificidades étnicas e culturais povos indígenas e grupos quilombolas da região Centro-Oeste.

Bibliografia

ALBERT, B. Associações Indígenas e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia Brasileira.? In: Povos Indígenas no Brasil: 1996/2000. São Paulo/Brasília: Instituto Sócio-Ambiental, 2001, pp.195-217).

ALBUQUERQUE, Walmyra R. e FILHO, Walter Fraga. Uma História do Negro no Brasil. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura - Fundação Palmares, 2006.

ANTUNES, Paulo de Bessa. Ação Civil Pública, meio ambiente e terras indigenas. Rio de Janeiro: Lúmem Júris, 1998.

BAINES, S. Os Waimiri-Atroari e a Invenção Social da Etnicidade pelo Indigenismo Empresarial. Anuário Antropológico 94. Rio de Janeiro/Brasilia: DAN/UnB, 1995.

BEIRÃO, Cláudio Luiz dos Santos e LIMA, Luiz Soares. Demarcação em Terras Indígenas, Faixa de Fronteira e Oitiva do Conselho de Defesa Nacional. Tese do Oitavo Congresso de Advocacia Pública? IBAP, 2004.

BARFIELD, Thomas (Ed.) Antropologia Legal. In: Diccionario de Antropologia. Madrid: Bellaterra, 2000.

BARTOLOME, M. Alberto. Gente de Costumbre y Gente de Razón. Oaxaca/México: INI, 1996.

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. A Crise do Indigenismo. Campinas; Ed. Unicamp, 1988.

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. O Trabalho do Antropólogo: olhar, ouvir, escrever In: O Trabalho do antropólogo. Brasilia: Paralel015/unesp, 2000, 2" edição.

GEERTZ, Clifford. O Saber local: fatos e leis em uma perspectiva comparada. In: O Saber Local - novos ensaios em antropologia interpretativa (capitulo I). Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

GUIMARÃES, Antonio Sergio Alfredo e HUNTLEY, Lynn (Orgs.). Tirando a máscara: ensaios sobre o racismo no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

KYMLlCKA, Will. Ciudadania Multicultural. una teoria liberal de los derechos de Ias minorias. Barcelona/Buenos Aires/México: Piados, 2002. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de janeiro: Zahar, 1984.

LIMA, Antônio Carlos de Souza. Um Grande Cerco de Paz: poder tutelar, indianidade e formação do Estado no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. LIMA, Antonio Carlos de Souza e HOFFMANN, Maria Barroso (orgs.). Para além da tutela. Bases para uma nova politica indigenista 111. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/LACED, 2002.

LEITÃO, M. L. Escola Identidade Étnica e Cidadania: comparando experiências e discursos de professores Terena (Brasil) e Purhépecha (México). [Tese de Doutorado]. Doutorado em Antropologia. Centros de Estudos Comparados das Américas. Universidade de Brasilia, UNB, Brasil, 2005.

________ Educação e Tradição: o significado da educação escolar par ao povo Karajá de Santa Isabel do Morro, Ilha do Bananal, To, Brasil. [Dissertação de Mestrado), Mestrado em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.. 1998.

OLIVEIRA, Adolfo Neves de. Fragmentos da Etnografia de uma Rebelião do Objeto: indigenismo e antropologia em tempos de autonomia indigena. Anuário Antropológico 98, Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2002.

OLIVEIRA FILHO, João Pacheco de (org). Indigenismo e Territorialização: poderes, rotinas e saberes coloniais no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro; Contra Capa, 1998.

PIOVESAN, Flávia C. Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação racial. In: Direitos Humanos, São Paulo: Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Estado, 1998.

RI CARDO, Fanny. Terras indigenas e unidades de conservação. O desafio da sobreposição. São Paulo, Instituto Socioambiental, 2004.

ROBAT, Márcio Nuno. Principio da Igualdade, Ação Afirmativa e Democracia Racial. In: Cadernos Aslegis, vA, n.12, p.34-47, set./dez. 2000. Seminário ?Discriminação e Sistema Legal Brasileiro? Brasilia: Tribunal Superior do Trabalho, 2001.

SIQUEIRA, Marli Aparecida da Silva. O Racismo, a Cidadania e os Direitos Humanos. Revista Juridica, São Paulo, vA8, n.275, p.64-74, se!. 2000.

STAVENHAGEM, Rodolfo Y ITURRALDE, Diego (orgs.). Entre Ia ley y Ia costumbre. EI derecho consuetudinario indigena em América Latina. México, DF: Instituto Indigenista Interamericano y Instituto Interamericano de Derechos Humanos, 1989.

TAYLOR, Charles. EI Multiculturalismo y Ia Politica dei Reconocimiento. México, Fondo de Cultura Económica, 1993.

WOLF, Eric. ?Aspects of Group relations in a Complex Society: Mexico.? In: Pathways of Power: Building an Anthropology of the Modern World. Berkeley, University of California Press.