Resumo_Carla_Regina

On 12/23/11 00:01 .
 
TEMA:  EXPLORAÇÃO FLORESTAL CERTIFICADA NO CERRADO: O CRÉDITO RURAL COMO MECANISMO DE FOMENTO, CONTROLE E FISCALIZAÇÃO

Pretende-se identificar os fatores geradores da baixa procura por linhas de crédito para a produção florestal. Com isto, espera-se destacar as possibilidades de Crédito Rural, verifcando a viabilidade produtiva do manejo florestal, especificamente no Cerrado. Buscar-se-á verificar se essa atividade resultará em maior produtividade, se houver a preocupação com o atendimento dos padrões internacionais de consumo, especificamente os padrões Forest Stwardship Council – FSC.  Para tanto, as seguintes etapas estão previstas:
1 - Expor o tema, contextualizar a Certificação Florestal, o Crédito Rural e o Manejo Florestal no Cerrado.
2 - Identificar os mecanismos e critérios que possibilitam a certificação florestal pelo FSC e comparar os métodos existentes para a certificação florestal, no sentido de confirmar a maior credibilidade do FSC, em níveis nacional e internacional
3 - Levantar dados estatísticos e normativos do Crédito Rural, junto ao Banco Central do Brasil e a outros estabelecimentos autorizados para esse fim e relacionar linhas de Crédito Rural à produção florestal certificada.
4 - Verificar a viabilidade do manejo florestal no Cerrado, com vistas à certificação florestal dos produtos, em especial nas áreas de Reserva Legal.
5 - Verificar a viabilidade do aumento da produtividade agrária nas propriedades do Cerrado, quando ocorre o manejo florestal de plantas nativas, com vistas à certificação.